Páginas

Minha suplica

Minha suplica

terça-feira, 11 de março de 2014

A profecia de Hedhen – Cristina Aguiar


Editora: Modo
No Skoob: AutoraLivro
Páginas: 450
Sinopse: Os Tronos eram forças que reinavam nos dias antigos com o título de “Luminares”, e através deles, a luz era derramada por todos os povos, espalhando sua sabedoria, justiça e paz. Mas as trevas, infelizmente, começaram a entrar naquele mundo e corromper os corações. Os Tronos foram enfraquecendo, e para manter a esperança eles criaram a Profecia, antes que sua luz fosse apagada de vez. A Profecia falava do retorno dos Tronos em dias futuros, onde este já seria dominado pelas trevas. Os três sinais dos “Luminares” estariam marcados nos corpos daqueles destinados a receber essa luz ancestral e poderosa. Dos três, um deveria assegurar o cumprimento dessa Profecia, sem se importar com as conseqüências; o outro deveria sacrificar a própria vida em troca da vitória; apenas um permaneceria oculto para sua própria segurança, pois em suas mãos repousaria o Cetro de Luz, símbolo dos antigos Tronos. Será que essas três pessoas, portadoras dos poderosos sinais, teriam forças para lutar contra o mal e trazer de volta a sabedoria, justiça e paz dos dias antigos? 

Palavras: Nesse dia da mulher, um livro com duas protagonistas fortes e decidas. E uma autora de escrita encantadora... mas vamos voltar ao começo.

Hedhen era uma terra cheia de luz, onde todos acreditavam no Pai Criador e onde os três “luminares”reinavam absolutos e justos. Mas um grande mal se aproximava e ganhava força, temendo pelo fim do que era bom, os três luminares criaram a profecia que traria a luz de volta aquelas terras.
Cirene, a rainha de Salema, acaba de dar a luz a uma linda menina, mas está tão fraca que só consegue pedir aHulda, a profetiza, que proteja a criança de Atalia, futura rainha de Salema, antes que a morte a levasse. Hulda foge com a pequena Deborah, a jovem que um dia deveria reinar sobre Salema, a portadora de uma marca em forma de lua.
Durante sua fuga, Hulda encontra Héber, o líder dos Queneus, que ao ver o sinal que Deborah carrega, apresenta a Hulda a recém nascida Jael, portadora do sinal da estrela. Duas Luminares que estão ligadas pela profecia e que possuem a vida ameaçada, para protegê-las Hulda leva as meninas para Gades, uma terra de guerreiros, mas esquecida pelos inimigos das portadoras dos sinais. Em Gades, as meninas crescem e aprendem a ser boas guerreiras, mas o mal também cresceu.
Graças à magia de Jabim, senhor de HazorahSísera, filho de Atalia, encontra as Luminares, mas elas e o povo de Gades conseguem afastar o mal, por hora. O tempo para se cumprir a profecia chegou, mas muito ainda há de acontecer. As Luminares terão que lutar suas próprias batalhas (por elas e por seus povos) e terão de encontrar o Rei, portador da marca do sol, o Lumiar Maior, enquanto se preparam para descobrir o que há na parte selada da profecia e como se dará o retorno da luz. Essas guerreiras sofreram e lutaram pela verdade que carregam. O mal, representado por Atalia, Jabim, Sísera, Anrafel (Senhor de Babilos) e seus comandados, fará de tudo para impedi-las, inclusive convocarão magias ocultas.
Escrever essa resenha é mega complicado, pois como sempre acontece (comigo) quando se gosta muito de um livro, não há palavras que consiga descrevê-lo ou explicar sua beleza. Mas vamos tentar...
Começando pelo enredo, a pequena introdução que eu dei é menos que um resumo do resumo, pois há muito mais ocorre nas páginas desse livro; eu poderia ficar falando da profecia, dos Queneus, de Babilos, Salema, etc.  (Mas seria Spoiler)  A linha cronológica é construída ao longo de alguns anos, mas não se perde em nenhum momento e nem se torna lenta. Ficou nítido que o enredo tem algumas partes inspiradas na Bíblia, não é um texto que discuta religião, mas que ela está presente e isso é inegável.
narrativa é ágil, envolvente e em terceira pessoa. A autora conseguiu me fazer arrepiar em algumas cenas com sua descrição, tornou tudo real e palpável ao mesmo tempo em que foi surreal. Isso desde o inicio da história até o seu final e só de relembrar algumas cenas meu coração acelera! Faz tempo que um livro não fazia isso comigo. kkkk
Os personagens são fortes e lutam pelo que acreditam independente se são bons ou maus. Os vilões não foram tão abordados quanto os Luminares e os defensores da profecia, mas eu pude sentir a inveja e a sede de poder que havia em Atalia.
diagramação é linda, mas como algumas folhas possuem uma imagem sombreada por trás de um texto de cor negra, tive dificuldade para ler essas partes.
O final é fechado, mas há ganchos para o próximo livro que eu preciso ler!!! 
Preciso dizer que esse livro é perfeito para o dia de hoje, pois apesar de termos personagens masculinos marcantes, esse foi o livro onde as mulheres brilharam... Deborah e Jael, com a fé que depositam no Pai e a coragem ao aceitar a profecia, Hulda que luta pelas meninas, Atalia que não poupa esforços para destruir quem a ameaça, as Amazonas que formam o exército de Salema, a Ordem Branca que luta no exército profético... Todas mulheres de fibra e força.
No mais esse é um livro para ser lido e sentido, minhas palavras não poderia explicar e eu agradeço muito a autora por ter me permitido ler uma história tão maravilhosa e desejo para ela muito sucesso, pois é mais que merecido. Essa história se tornou favorita e merece mais até do que as 5 borboletas!

Imagens e trechos:

"Ela olhou para o rapaz e sorriu.
 - Você confiaria em uma serpente?"

" - [...] Entenda uma coisa: a Profecia não nos garante uma vida sem riscos, sem dores ou aflições. Coisas sobrenaturais acontecem conosco, mas continuamos sendo humanos. Pessoas de carne e osso."

" - Isso não requer coragem? Não precisamos ser guerreiros ou heróis para alcançar essa virtude. Basta um coração disposto."

Lembra uma das cenas de luta da história
" - A tortura tira a dignidade que existe dentro de você - ela sussurro entre lágrimas. - E quando você pensa que acabou, vem a revelação de que foi usada em seu próprio corpo, a fim de prejudicar aqueles a quem ama."

São muitas quotes, mas eu nem pus todas as que queria... rsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário